As Unidades Santa Marta desenvolvem há mais de 30 anos um trabalho de excelência com seus alunos desde a educação infantil, até a educação de jovens e adultos. Nossa missão é formar cidadãos autônomos na construção e utilização do conhecimento de forma diretamente ativa nas questões políticas e sociais, entendendo e exercitando seus direitos a partir de ferramentas como valores éticos e globais.

Oferecemos serviços educacionais que buscam desenvolver nossos alunos no aprendizado do conteúdo programático, culturalmente e como cidadãos. As Unidades Santa Marta trabalham com uma palavra-chave: excelência. Não só no ensino, mas também no relacionamento entre os alunos, pais e professores.

Nosso método didático nos diferencia do mercado, pois ensinamos com o objetivo de despertar a criatividade e desenvolver as competências intelectuais de cada aluno, reconhecendo as diferentes habilidades e personalidades, trabalhando com o que há de melhor em cada um.

Educação Infantil
Educação Infantil
Educação Infantil

Um projeto pedagógico sério é capaz de orientar as ações e definir os parâmetros de desenvolvimento do aluno desde a creche, onde o currículo deve apontar quais experiências de aprendizagem são fundamentais para o desabrochar da criança, levando em consideração as principais conquistas deste período como: a marcha, a linguagem, a formação do pensamento simbólico e a sociabilidade.

É neste momento que a criança começa a se construir como sujeito da cultura.

Trabalhamos neste segmento:

  • Explorando objetos e brincadeiras;
  • Estimulando a linguaguem e a comunicação;
  • Criando desafios corporais;
  • Promovendo a exploração do ambiente;
  • Despertando sua autonomia e trabalhando sua identidade;
  • Encorajando a curiosidade, a linguagem plástica, a expressão e a linguagem musical.
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental I

O ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, é neste momento que a criança e o adolescente desenvolvem a capacidade de aprendizagem, de modo que possam compreender o ambiente natural e social em que vivem.

Todas as atividades promovem condições para que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem e possa responsabilizar-se pela construção de seu projeto de vida, utilizando-se de suas competências e habilidades, reconhecendo e explorando seu potencial, fazendo escolhas com autonomia e consciência.
O trabalho realizado neste segmento possui 5 grandes pilares: SABER, FAZER, CRIAR, SER E CONVIVER.

No ensino fundamental I, do 1° ao 5° ano, o trabalho realizado respeita a individualidade, o histórico e o tempo de cada aluno, sem perder o encanto da infância.
O desenvolvimento da escrita e da leitura, a aquisição de diferentes competências e o preparo para o próximo ciclo são algumas das metas, a fim de que o aluno se torne organizado e protagonista de sua vida escolar.

Trabalhamos neste segmento:

  • Desenvolvimento da leitura e escrita, habilidades fundamentais para o aluno e ponto inicial para a ampliação do conhecimento em todas as áreas;
  • Estímulo do desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas a produção acadêmica, ao relacionamento social, a cidadania e à formação do estudante;
  • Conectividade com a realidade mundial;
  • Troca de conhecimento;
  • Superação de desafios;
  • Orientação social;
  • Consolidação de procedimentos relacionados ao ati de estudar, estimulando a criatividade e a curiosidade.
Ensino Fundamental II
Ensino Fundamental II
Ensino Fundamental II

No ensino fundamental II, do 6° ao 9° ano, preparamos nossos alunos para o máximo desempenho acadêmico, exames concursos e entregamos RESULTADOS. Todo este empenho faz parte de nossa missão rumo à excelência.

Além disso, vamos muito além das nossas disciplinas curriculares, nos dedicamos e nos baseamos em valores éticos, morais e sociais na formação de nossos estudantes.
Desenvolvemos em nossos alunos habilidades para que sejam indivíduos humanos, imaginativos, curiosos, organizados, eficientes, desenvoltos, autônomos, disciplinados, inclusivos, sociáveis, autoconfiantes e solidários.

Neste segmento trabalhamos:

  • Aprofundamento dos conhecimentos disciplinares e interdisciplinares mais específicos, introduzidos no Fundamental I;
  • A transição para uma rotina escolar mais desafiadora e independente, com um professor por matéria, cuidadosamente trabalhada para que ocorra de maneira natural e produtiva;
  • Ênfase na produção de textos;
  • Trabalho em grupo e a participação do aluno durante as aulas que auxilia o amadurecimento intelectual e o exercício do protagonismo;
  • Estímulo dos jovens a aplicarem o conhecimento em múltiplas situações, de forma a expandir o espaço de aprendizagem da Escola;
  • Motivação, para se desenvolverem continuamente, superando os próprios limites.
Ensino Médio
Ensino Médio
Ensino Médio

No ensino médio, o aluno já se tornou o ator principal no processo do próprio desenvolvimento. Neste momento contará com o trabalho pedagógico para aprimorar seu aprendizado preparado em consonância com o avanço do conhecimento histórico, cultural, tecnológico e científico.
Buscamos levar o aluno a adquirir e ampliar seu repertório de conhecimento de maneira a subsidiar possibilidades para que ele interfira de forma ativa e transformadora no contexto em que vive, por meio de uma seleção de conteúdos e práticas que expressem a política cultural e histórica desse segmento.